quinta-feira, 28 de abril de 2016

Vaticano


Para conseguir ver todas as belezas do Vaticano, só morando/trabalhando lá. 

É tudo tão impressionante, que em alguns momentos é preciso parar para organizar os pensamentos, perdidos no meio de tantas obras, tão ricas, tão próximas da perfeição.


O roteiro básico inclui Praça e Basílica São Pedro, Museu do Vaticano e Capela Sistina. Para visitar tudo em único dia, é preciso contar com a ajuda de roupas e calçados bem confortáveis e muita, muita paciência. As filas por lá são garantidas, não importa o dia da semana. Mas cada passo em cima dos pés doídos, no meio de centenas de pessoas, vale a pena. 


Para entrar, o pobre turista tem que se esquivar das seguidas abordagens oferecendo guias, brindes, acessórios, qualquer coisa! O padrão é o do Paraguai, as pessoas te puxam, tentam descobrir tua nacionalidade, falam e falam (em uma impressionante quantidade de idiomas) fazem propagandas absurdas daquilo que vendem e preenchem todo o caminho. Só depois de passar por esse exército, que não tem nada a ver com a Guarda Suíça, é possível chegar ao guichê oficial, comprar as entradas e começar a visita ao interior dos prédios do Vaticano.


A cidade-estado fica dentro de Roma, tem 44 hectares e uma população de pouco mais de 800 pessoas. É a sede da Igreja Católica no Mundo. 

Por volta dos anos 40 depois de Cristo, o imperador Calígula iniciou a construção de um circo no local, o projeto foi terminado por Nero e ficou conhecido como Circus Gaii et Neronis. A área acabou se tornando local do martírio de muitos cristãos, registros também apontam que foi nesse circo que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.Um cemitério também ficava perto do local.





A construção da primeira igreja foi em 326, a Basílica de Constantino. Ela foi erguida no lugar onde onde os primeiros católicos romanos e arqueólogos italianos, afirmavam ter sido o túmulo de São Pedro. A partir daí, as estruturas que já existiam, e as que surgiram depois passaram a concentrar as mais belas obras sacras do mundo. Arquitetos e artistas renomados dedicaram muito esforço, formando um conjunto que emociona pela perfeição.

Além da dedicação para criar obras de arte, a Igreja Católica (Apesar do domínio e imposição religiosos) ajudou a preservar muitas obras da Roma Antiga. Os Museus Vaticanos (Musei Vaticani) abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos papas que passaram por lá.




Mas, de todos os lugares e obras, a Capela Sistina, é o mais incrível! Construída entre 1473 e 1484, ela tem obras de gigantes do Renascentismo, como: Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, Signorelli, Pinturicchio, Piero di Cosimo, Bartolomeo della Gatta e Rafael. E claro, para justificar toda a dor no pescoço de quem tenta absorver cada detalhe do teto mais perfeito do mundo, a participação de Michelangelo, que anos mais tarde também pintou cenas do Juízo Final no Altar.

Na Capela Sistina é proibido tirar fotos, mesmo sem flash. 


Mas sou muito transgressora.





Um comentário:

  1. Legal prima ... Consegui ler todos os posts, continue assim... Aí matamos um pouco da saudade ... Um dia quero Tbm visitar nossas raízes italianas heheheh... Pelas fotos e tudo muito lindo... Só imagino pessoalmente como não deve ser 😍😍😍

    ResponderExcluir